Ir direto para menu de acessibilidade.
Brasil – Governo Federal | Acesso à informação
Página inicial > Forma Pará
Início do conteúdo da página

Forma Pará

Criado: Quarta, 28 de Julho de 2021, 17h25 | Última atualização em Terça, 17 de Maio de 2022, 14h55 | Acessos: 15743

     

O projeto Forma Pará é uma ação do Governo do Estado do Pará que visa reduzir o déficit de acesso ao ensino superior dos jovens paraenses e o aumento na oferta de cursos superiores por Instituições de Ensino Superior (IES) públicas atuantes no estado.

Dados do INEP/MEC 2018 mostram que o Pará, com 7.7%, está abaixo das médias regional de 11,3% e nacional de 16,6%, no número de pessoas entre 18 e 24 anos que estudam em universidades, e que dos 786 cursos de nível superior ofertados no Pará em 2017, 396 – mais da metade – foram oferecidos por instituições ensino privadas.

É nesse cenário que Governo do Estado do Pará, por meio sua Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica (Sectet), mobiliza esforços para aumentar o número de cursos superiores ofertados por IES públicas no estado, firmando parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará – IFPA e outras IES públicas, visando reduzir o déficit de acesso dos jovens paraense ao ensino superior e aumentar a oferta de cursos superiores no Estado do Pará por meio do projeto Forma Pará. Na raiz dessas questões está a irrefutável relação entre o investimento em educação e o desenvolvimento econômico, social e humano das sociedades. A partir da formação profissional das pessoas, com a descoberta de suas potencialidades e treinamento de suas habilidades, pode-se vislumbrar o crescimento econômico pautado no desenvolvimento humano.

O Forma Pará é executado de forma inovadora, unindo esforços do Governo do Estado do Pará, IES públicas, prefeituras e movimentos sociais. O objetivo é dar oportunidade de acesso ao ensino superior as pessoas que residem em municípios onde não existem campi universitários ou onde os polos de IES públicas não oferecem o curso demandado pela população. A decisão sobre quais cursos são ofertados é resultado da negociação entre os municípios, que avaliam suas necessidades e vocação econômica, e as IES públicas, que avaliam a disponibilidade de seu corpo profissional.

O Forma Pará visa a formação técnica, com oferta de cursos de bacharelado e de tecnologia, e a formação de professores, com cursos de licenciatura.

 

Regulamento de Participação de Cursos e Servidores do IFPA em Programas de Ensino Veja aqui a portaria

 

Fim do conteúdo da página