Ir direto para menu de acessibilidade.
Brasil – Governo Federal | Acesso à informação
Página inicial > Forma Pará
Início do conteúdo da página

Forma Pará

Criado: Quarta, 28 de Julho de 2021, 17h25 | Última atualização em Terça, 17 de Maio de 2022, 14h55 | Acessos: 15742

     

O projeto Forma Pará é uma ação do Governo do Estado do Pará que visa reduzir o déficit de acesso ao ensino superior dos jovens paraenses e o aumento na oferta de cursos superiores por Instituições de Ensino Superior (IES) públicas atuantes no estado.

Dados do INEP/MEC 2018 mostram que o Pará, com 7.7%, está abaixo das médias regional de 11,3% e nacional de 16,6%, no número de pessoas entre 18 e 24 anos que estudam em universidades, e que dos 786 cursos de nível superior ofertados no Pará em 2017, 396 – mais da metade – foram oferecidos por instituições ensino privadas.

É nesse cenário que Governo do Estado do Pará, por meio sua Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica (Sectet), mobiliza esforços para aumentar o número de cursos superiores ofertados por IES públicas no estado, firmando parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará – IFPA e outras IES públicas, visando reduzir o déficit de acesso dos jovens paraense ao ensino superior e aumentar a oferta de cursos superiores no Estado do Pará por meio do projeto Forma Pará. Na raiz dessas questões está a irrefutável relação entre o investimento em educação e o desenvolvimento econômico, social e humano das sociedades. A partir da formação profissional das pessoas, com a descoberta de suas potencialidades e treinamento de suas habilidades, pode-se vislumbrar o crescimento econômico pautado no desenvolvimento humano.

O Forma Pará é executado de forma inovadora, unindo esforços do Governo do Estado do Pará, IES públicas, prefeituras e movimentos sociais. O objetivo é dar oportunidade de acesso ao ensino superior as pessoas que residem em municípios onde não existem campi universitários ou onde os polos de IES públicas não oferecem o curso demandado pela população. A decisão sobre quais cursos são ofertados é resultado da negociação entre os municípios, que avaliam suas necessidades e vocação econômica, e as IES públicas, que avaliam a disponibilidade de seu corpo profissional.

O Forma Pará visa a formação técnica, com oferta de cursos de bacharelado e de tecnologia, e a formação de professores, com cursos de licenciatura.

 

Regulamento de Participação de Cursos e Servidores do IFPA em Programas de Ensino Veja aqui a portaria

 


 

Proen seleciona docentes do IFPA para Programa Forma Pará

A Pró-Reitora de Ensino (Proen) do Instituto Federal do Pará (IFPA) publicou o Edital do processo de seleção simplificada de docentes do quadro efetivo do Instituto para formação de cadastro de reserva, na função de professor formador, para atuar como bolsista no Programa Forma Pará, em turmas especiais dos cursos superiores de graduação. O objetivo é atender futuras necessidades de convocação de profissionais para atuarem na docência de componentes curriculares dos cursos ofertados.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas exclusivamente pela internet, pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., de 29 de setembro a 11 de outubro. A seleção será classificatória, realizada por meio de análise curricular. Os critérios avaliados serão Titulação Acadêmica, Experiência Docente, Produção Científica e Atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão, na área do curso pretendido ou em área afins. Todas as informações referentes à inscrição, seleção e resultado, bem como toda e qualquer alteração no edital serão publicadas no site da Proen: https://proen.ifpa.edu.br.

O processo de seleção simplificada será para atuação em turmas especiais de cursos superiores de graduação. As turmas especiais são aquelas ofertada com calendário acadêmico, local e horário de funcionamento específicos voltados para a realização de curso fora da sede do campus do IFPA. Para este Edital, o Campus Belém oferta o curso de Licenciatura em Física em Muaná e Licenciatura em História em Marituba, o Campus Castanhal oferta Bacharelado em Agronomia em Cachoeira do Piriá e o Campus Tucuruí oferta Licenciatura em Ciências Biológicas em Novo Repartimento e Tecnologia de Redes de Computadores em Dom Elizeu.

O Programa Forma Pará tem como objetivo formar e qualificar novos profissionais nos cursos de licenciatura, bacharelado e tecnologia, colaborando com a formação de profissionais com habilidades e competências para atuarem de forma autônoma, em empresas ou órgãos públicos, na iniciativa privada, ou ainda em instituições sem fins lucrativos no Estado do Pará. O candidato selecionado neste edital, ao ser chamado para atuar na docência junto às turmas especiais, será classificado como bolsista na função de Professor Formador.

 

Leia o EDITAL

Baixe os Anexos

Errata 01 do Edital (Republicado em 25/10/2021)

Errata 02 do Edital   (Republicado em 09/11/2021)

Errata 03 do Edital   (Publicado em 26/11/2021)

Homologação das Inscrições

Resultado de Recurso

Homologação das Inscrições Após Recurso

Resultado Preliminar para Professor Formador - Forma Pará

Resultado Preliminar - Agronomia

Resultado Preliminar  - Ciências Biológicas

Resultado Preliminar  - Física

Resultado Preliminar  - História

Resultado Preliminar  - Redes de Computadores

Resultado dos Recursos  interpostos contra o Resultado Preliminar

Resultado Definitivo para Professor Formador - Forma Pará

Resultado Definitivo - Agronomia

Resultado Definitivo  - Ciências Biológicas

Resultado Definitivo  - Física

Resultado Definitivo - História

Resultado Definitivo  - Redes de Computadores

 

 

 

 

 

 

 

Fim do conteúdo da página