Ir direto para menu de acessibilidade.
Brasil – Governo Federal | Acesso à informação
Página inicial > PARFOR
Início do conteúdo da página

PARFOR

Acessos: 398

O Parfor, é um Programa emergencial implantado em regime de colaboração entre a Capes, os estados, municípios o Distrito Federal e as Instituições de Educação Superior – IES para atender ao disposto no artigo 11, inciso III do Decreto nº 6.755, de 29 de janeiro de 2009:

Art. 11.  A CAPES fomentará, ainda:
[...]
III - oferta emergencial de cursos de licenciaturas e de cursos ou programas especiais dirigidos aos docentes em exercício há pelo menos três anos na rede pública de educação básica, que sejam:
a) graduados não licenciados;
b) licenciados em área diversa da atuação docente; e
c) de nível médio, na modalidade Normal;

 O Programa desenvolve a oferta de turmas especiais em cursos de:

  1. 1. Licenciatura – para docentes em exercício na rede pública da educação básica que não tenham formação superior;
    2. Segunda licenciatura – para professores licenciados que estejam em exercício há pelo menos três anos na rede pública de educação básica e que atuem em área distinta da sua formação inicial;
  • Objetivo

Induzir e fomentar a oferta de educação superior, gratuita e de qualidade, para professores em exercício na rede pública de educação básica, para que estes profissionais possam obter a formação exigida pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB e contribuam para a melhoria da qualidade da educação básica no País.

  • Como funciona?

Anualmente a Capes divulga o Calendário de Atividades do Programa. Nele estão definidos os prazos e as atividades a serem realizadas pelas secretarias de educação estaduais, Municipais e do DF, os Fóruns e as IES e o período das pré-inscrições.

Para concorrer à vaga nos cursos ofertados, os professores devem realizar seu cadastro e pré- inscrição na Plataforma Freire e  ter sua pré-inscrição validada pela Secretaria de educação ou órgão equivalente a que estiver vinculado.

Link: http://parfor.ifpa.edu.br/

Fim do conteúdo da página