Ir direto para menu de acessibilidade.
Brasil – Governo Federal | Acesso à informação
Página inicial > Últimas Notícias > Melhorando o ENADE, Rumo à Excelência!
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Melhorando o ENADE, Rumo à Excelência!

  • Publicado: Terça, 20 de Junho de 2017, 15h48
  • Última atualização em Sexta, 09 de Fevereiro de 2018, 13h53

A Pró-Reitoria de Ensino acaba de publicar a Instrução Normativa 01/2017, com orientações quanto aos procedimentos a serem adotados pelo IFPA em relação ao Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes - ENADE. O documento foi consolidado após apreciação de diretores gerais e de ensino, coordenadores de cursos de graduação, equipes pedagógicas, auxiliares institucionais e Comissões Próprias de Avaliação – CPA’s.

O ENADE é um exame importantíssimo que afere a qualidade dos cursos de graduação das Instituições de Ensino Superior - IES. É responsável por 70% da composição do Conceito Preliminar de Curso – CPC dos cursos. A média das notas dos CPC’s, por sua vez, é a principal responsável pela composição do Índice Geral de Cursos – IGC das IES. As notas do ENADE, CPC e IGC são públicas e podem conferir maior prestígio dos cursos de graduação e da IES perante a sociedade. Essas notas variam de 1 a 5, onde 1 é uma nota muito insatisfatória e 5 é uma nota de máxima excelência.

O IFPA melhorou seu desempenho no IGC divulgado nos últimos dois anos, obtendo a nota 3, que é considerada satisfatória. Em 2017, vários cursos de graduação de nossa Instituição irão fazer ENADE, no total de 16 cursos de 6 campi. É o ano de maior participação do IFPA no ENADE e representa uma oportunidade incrível de melhorar as notas de nossos cursos de graduação bem como a nota do IFPA. A obtenção do conceito 4 no IGC é uma meta prevista em nosso Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI que poderá colocar o IFPA no conjunto das Instituições de Ensino Superior com avaliação de excelência no Brasil. Apenas 17,7% das IES (incluindo as públicas e as privadas) conseguem notas 4 ou 5 no IGC. Em relação ao CPC, apenas 27,7% dos cursos de graduação do país alcançam nota 4 ou 5 (INEP, 2015).

Nesse sentido, a Instrução Normativa 01/2017 apresenta diretrizes referentes aos processos avaliativos dos cursos de graduação do IFPA, que estabelecem que a preparação para o ENADE deverá ocorrer ao longo de todo percurso formativo do curso, com vistas à melhoria da qualidade da educação ofertada. Entenda-se por preparação para o ENADE a adoção de procedimentos periódicos de avaliação do curso e o estabelecimento de uma rotina de (re)planejamento da prática pedagógica que possibilite o aperfeiçoamento do processo de ensino e aprendizagem e, consequentemente, do desempenho acadêmico dos estudantes. Os resultados dos processos de avaliação geram indicadores de qualidade que deverão subsidiar a gestão desses cursos.

A Instrução Normativa 01/2017 adota, portanto, uma perspectiva formativa a partir do ENADE e de todos os processos de avaliação dos cursos, objetivando a permanente melhoria do processo de ensino e aprendizagem e ao aperfeiçoamento da formação profissional propiciada.

 

Confira os cursos do IFPA que prestarão ENADE em 2017:

- Ciências Biológicas, Licenciatura (Abaetetuba)

- Ciências Biológicas, Licenciatura (Belém)

- Ciências Biológicas, Licenciatura (Tucuruí)

- Engenharia de Controle e Automação (Belém)

- Engenharia de Materiais (Belém)

- Física, Licenciatura (Belém)

- Física, Licenciatura (Bragança)

- Geografia, Licenciatura (Belém)

- Informática, Licenciatura (Castanhal)

- Letras – Língua Portuguesa, Licenciatura (Belém)

- Matemática, Licenciatura (Belém)

- Pedagogia, Licenciatura (Belém)

- Química, Licenciatura (Belém)

- Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (Belém)

- Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (Itaituba)

- Tecnologia em Redes de Computadores (Tucuruí)

 

Considerando a data de publicação desta Instrução Normativa, a Direção Geral de cada campus deverá constituir, até o dia 30/06/2017, uma Comissão ENADE para curso de graduação que possuir estudantes concluintes habilitados ao ENADE 2017. A Comissão ENADE, por sua vez, terá até o dia 15/08/2017 para apresentar o Plano de Trabalho ENADE à gestão do campus, que terá até o dia 30/08/2017 para encaminhar o Plano de Trabalho ENADE dos cursos para a PROEN. A partir do próximo ano, a apresentação do Plano de Trabalho ENADE deverá ser feito após a publicação dos resultados dos conceitos ENADE, CPC e IGC pelo INEP e terá periodicidade trienal.

registrado em:
Fim do conteúdo da página