Curricularização da Extensão em Consulta Pública

• Acessos: 4540

Os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia possuem a missão de promover a produção e a difusão do conhecimento, articulados aos arranjos produtivos locais e às vocações regionais. O ensino, nesse sentido, está intrinsecamente ligado à pesquisa, à extensão e à inovação. Por meio da extensão, a instituição de ensino superior se aproxima da sociedade e dá retorno às suas demandas, o que justifica sua própria existência, reafirmando assim o compromisso social, concretizando a promoção e garantia do desenvolvimento social, bem como os anseios da comunidade.

Pensando nisso, o IFPA está construindo uma Política de Curricularização da Extensão, que trará diretrizes para inclusão das atividades de extensão nos currículos dos cursos de graduação do IFPA, em atendimento à meta prevista no Plano Nacional de Educação de que 10% da carga horária das matrizes curriculares dos cursos de ensino superior sejam destinados a atividades de extensão.

Trata-se de um avanço formidável que deve estreitar a relação de nossos cursos com a sociedade, socializando com esta os resultados do processo de aprendizagem e de produção acadêmico-científica de nosso Instituto e possibilitando aos nossos graduandos uma vivência teórico-prática mais intensa que consolide a formação de profissionais mais alinhados com as demandas sociais.

As discussões sobre a Política de Curricularização da Extensão do IFPA iniciaram em 2016. Após ser apresentado a diretores e coordenadores de ensino, pesquisa e extensão dos diversos campi, coordenadores de cursos de graduação, equipes pedagógicas, representantes das secretarias acadêmicas e auxiliares institucionais, este importante documento está agora em consulta pública no período de 20/06 a 15/07/2017, para receber contribuições de todos os segmentos de nossa comunidade acadêmica institucional: docentes, estudantes e servidores técnicos-administrativos. Recebidas as contribuições, a versão final da resolução será consolidada e encaminhada ao CONSUP, com previsão de publicação no mês de agosto de 2017.

Considerando os impactos que a Política de Curricularização da Extensão do IFPA terá nos processos de planejamento pedagógico dos cursos de graduação do IFPA já a partir do segundo semestre de 2017, é fundamental a participação de docentes, discentes, técnicos-administrativos e gestores na construção desse importantíssimo instrumento. Para participar, basta fazer seu login no Sistema SIG, por meio do Painel do Servidor ou Painel do Aluno, no site do IFPA.

Participe da construção dessa importante política!!!

DOCUMENTOS AQUI